Dieta: A alimentação na era Tudor

08-09-2010 20:10

 

 

A COMIDA DOS TUDORS

 *No período Tudor consumia-se bastante comida fresca, visto que não havia modo de conservá-la devido à inexistência de freezers e frigideiras.

*Comia-se com os dedos, facas e colheres. Não havia garfos.

 

CARNE:

 Mantinha-se os animais em cativeiros por bastante tempo; eles só eram mortos quando havia necessidade de comê-los, estando assim sempre frescos.

Para se obter melhor sabor, animais como faisão, cervo e coelho eram pendurados no teto de uma câmara fria por vários dias antes de serem comidos.

Três quartos (ou 75%) da dieta dos ricos era constituída de carnes: bois, veados, bezerros, porcos, texugos ou javalis. Pássaros também eram comidos, tais como frangos, pombos, pardais, garças, faisões, galinholas, perdizes, melros e pavões.

Mantida fresca:

Esfregava-se sal em carnes para mantê-las frescas.

 

PÃO:

 

Pão era comido de diversas formas. Podia-se adivinhar a classe de uma pessoa pelo pão que ela comia. Os ricos comiam pão de farinha branca integral enquanto os pobres comiam pão feito de centeio e até mesmo de bolotas do chão.

 

FRUTAS E VEGETAIS:

Frutas e vegetais eram na maioria das vezes comidos durante a estação e logo após a colheita. Comia-se frutas como pêras, maçãs, ameixas e cerejas. Bananas e outros tipos eram cultivados apenas no exterior e não foram populares nos tempos dos Tudors.

Mantidos frescos

Algumas frutas eram preservadas em caldas durante os meses de inverno.

 

Os vegetais mais comuns eram repolhos e cebolas. Até o fim do período Tudor novas comidas foram trazidas das Américas, como por exemplo batatas, tomates, pimenta, milho e peru.

 

PEIXE:

Peixes eram comidos por pessoas que viviam perto de rios ou do mar. Os peixes de água doce incluíam enguias, salmão, truta e esturjão.

 

Era obrigatório comer peixe às sextas-feiras e durante a Quaresma.

 

BEBIDAS:

Ao invés de água, as pessoas usualmente bebiam cerveja durante as refeições. Os ricos bebiam vinho. A água muitas vezes não era própria para o consumo por estar contaminada com esgoto.

 

AÇÚCAR:

O açúcar vinha do exterior e era muito caro. As pessoas usualmente usavam mel para adoçar a comida.

 

A COMIDA DOS POBRES:

Os pobres comiam uma sopa de ervas aromáticas servida com pão. Era feita com ervilhas, leite, gema de ovo, pão ralado e salsa, e temperada com açafrão e gengibre.

 

Eles também comiam frango que eles mesmos criavam, bifes do mercado local quando tinham dinheiro, e coelhos que capturavam.

Voltar

O que você achou desse artigo?

Não foram encontrados comentários.

Procurar no site

© 2010 Todos os direitos reservados.